← Back to portfolio

Assessoria - Macla (Digital Influencer)

Published on 4th April 2019

Plano estratégico de assessoria de comunicação: Macla Show

Maria Clara, mais conhecida como Macla, é Youtuber com dois canais: "Eu, gênio" e "MaclaShow", e digital influencer Alagoana. O seu primeiro canal "Eu, Gênio", onde Macla compartilha suas aventuras com seu amigo Eugênio, foi lançado em maio de 2014. Atualmente, o canal tem mais de 52 mil inscritos e 3,3 milhões de visualizações. Já o "Maclashow", é um canal alternativo, estreado em janeiro desse ano. O projeto solo da youtuber tem 2,6 mil inscritos e acumula quase 90 mil visualizações.

Maria ficou mais conhecida através de um vídeo onde ela faz uma paródia sobre as situações de assalto em nosso país. Esse vídeo foi bastante compartilhado em páginas do facebook, chegando até alcançar mais de 1 milhão de visualizações em diversas publicações.

Atualmente, a digital influencer mantém uma conta no Instagram com 5,5 mil seguidores e uma fanpage no Facebook com 1,8 mil curtidas, além de seus dois canais do YouTube.

O publico alvo atingido pelo primeiro canal da assessorada (Eu, gênio?), é o publico teen, por meio de situações vividas comumente, e pela linguagem leve e divertida abordada. Quanto ao MaclaShow, apesar de manter o gênero humorístico visa expandir a temática para outra faixa etária mais jovial. E para efetivar tal propósito, manteve o roteiro de caráter informativo e cômico.

Este plano de assessoria é voltado para o aperfeiçoamento em longo prazo das marcas alcançadas pelas redes sociais da assessorada.

Objetivos

Para alcançar as principais metas estabelecidas para o crescimento da notoriedade digital da assessorada, será necessário o estabelecimento de conteúdos contínuos nas redes sociais. Começando pelos dois canais no YouTube, que serão reformulados. Primeiramente, o atual conteúdo abordado pelo canal “MaclaShow” será adaptado para o canal “Eu, Gênio?” e também alimentarão as redes sociais Facebook e Instagram.

Após tais mudanças, o conteúdo do canal solo da assessorada passa a ser voltado à dramaturgia, de acordo com o desejo inicial da mesma. Contando com esquetes e web séries.

Outra ferramenta notória da atualidade, especialmente para as marcas, tem sido o Instagram. É um meio essencial para estabelecer conexão dos seguidores com a cliente. Para isso, será composto um cronograma de “alimentação” para o feed, com ensaios fotográficos, executados com qualidade profissional, além da ferramenta adicional dos “stories”, que são bem aceitos pelo publico, a primeira instancia, e possibilitam a interação direta com os usuários, causando a sensação de proximidade. Ainda no Instagram, esporadicamente serão feitas lives com temas específicos (ask macla, bate-papos), alternadas também com os conteúdos do Facebook.

Além dos quadros especifico para o Facebook, chamado “Papo Maclavilhoso”, em video, e crônicas, que serão exclusivamente veiculados no Facebook, adequados ao formato predominante da rede. Quanto ao Twitter, Macla já exercita a linguagem cômica ideal na rede social para seu público-alvo. A questão a ser acrescentada seria o aumento de tweets, justamente para manter a atenção em seu perfil.

Para que todas as mudanças já mencionadas sejam eficazes, a periodicidade do canal é fundamental, levando em consideração que redes sociais exigem que o púbico seja cativado, resultado de comprometimento e organização por parte da assessorada e dos profissionais que a auxiliam (editor, cinegrafista, produtor, etc.).

A busca de parcerias acontecerá com profissionais relacionados à fotografia, lojas de roupas e acessórios e maquiadores para compor os ensaios fotográficos, que neste caso, beneficiaria a todos por conta da exposição das postagens para os seguidores.

O objetivo é que essa notoriedade chegue até outros estabelecimentos e prolongue o interesse nas parcerias, incluindo presença em eventos e aparições especiais.

Dificuldades

A dificuldade principal para manter a rotina de atualização do canal no Youtube deve-se à incompatibilidade da cliente com a equipe de produção do mesmo. Uma das resoluções para este problema poderia ser a criação de um produto oferecido em temporadas. Esta opção é capaz de gerar expectativa aos usuários que já usufruem do material e não atrapalharia o fluxo de acompanhamento dos que ainda irão se agregar, uma vez que o material vai estar lá fixado na plataforma no formato livre e gratuito.

Em relação ao conteúdo exclusivo audiovisual projetado para o Facebook e Instagram, que seria o “Papo Maclavilhoso”, não há editor. O déficit é causado porque a edição disponível para o canal não oferece o mesmo suporte para as redes sociais. A solução temporária para este caso seria a construção e divulgação de crônicas autorais de Maria Clara relacionadas a um tema específico que tenha sido destaque na mídia durante aquela semana.

A solução para o Instagram é alimentar o feed com uma espécie de diário de bordo com o toque mais pessoal de Maria, onde a mesma irá narrar e destacar as principais experiências vivenciadas em suas viagens e passeios mais interessantes. A indicação do público para a exploração de novos lugares também pode funcionar como ponte na aproximação da cliente e seus seguidores.

O recurso monetário para investimento em material de trabalho ainda é um dos maiores obstáculos atuais. Por isso mesmo, a cliente deverá buscar uma fonte fixa de renda para conseguir suprir essa falta. Outra alternativa pode ser o fechamento de parcerias que possam disponibilizar o empréstimo prolongado ou auxílios de produtos de qualidade para a construção de bons conteúdos midiáticos.

Orçamento

Após uma série de pesquisas e observações, a equipe em geral não demonstrou interesse em investir nas ferramentas de promoção das redes socais que são pagas. Esse mecanismo poderá ser viável em outra ocasião, mas no momento, foi constatado que o retorno publicitário dessas ações ainda não compensa o valor tabelado e exigido pelas plataformas digitais.

As parcerias são um negócio de benefício mútuo. Nada do que for oferecido ao cliente será uma espécie de favor. Tudo se resume a trabalho. Da mesma forma em que a assessorada vai manter o foco em passar a mensagem positiva sobre o produto do parceiro, o mesmo deve oferecer seus melhores serviços para que ele chegue ao público por uma indicação bem formulada. Esse tipo de serviço tem sido bastante acompanhado nas mídias e é responsável pelo salto de popularidade de muitos estabelecimentos que decidem investir no plano de assessoria de um ‘digital influencer’.